domingo, 12 de agosto de 2007

RECOMEÇOS

A vida é um constante recomeçar.
Ela é feita de ciclos que se fecham para novamente se formarem e daí a algum tempo se fecharem novamente.
Creio que o objetivo de todos nós neste constante recomeçar é irmos formando estes ciclos cada vez com mais perfeição, com mais maturidade e, se possível, com menos sofrimentos pra nós e para os outros.
A cada novo ciclo que vivemos, no entanto, surgem situações novas que nos fazem, muitas vezes, desarmonizar aquilo que poderia ser uma bela construção, deixando aquele ciclo meio que imperfeito.
Assim é viver. É nunca atingir a perfeição, é sempre ter alguma coisa que poderia ter sido feita melhor, é sempre ficar com vontade de voltar e tentar consertar.
Por muitas vezes esta vontade de corrigir um erro nos deixa deprimidos, tristes e chorosos; nos deixa com vontade de esquecer e apagar para que o sofrimento termine logo.
Mas o tempo passa e percebemos que até aquele erro deixou coisas muito boas, muito importantes e que o esquecimento total jamais existirá.
Nossa memória somente apaga aquilo que foi ruim, deixando doces lembranças de tudo que nos acontece.
Por isso sentimos saudades; por isso somos seres verdadeiramente humanos.
Por maiores que sejam nossos erros, sempre teremos a chance de recomeçar,
tentando fazer melhor, porém jamais deixando pra trás nossa sensibilidade, nossa fragilidade, nossa pureza. É isso que nos torna diferentes dos animais. A capacidade de sentir, de se fragilizar, de pedir perdão, de dar perdão, de chorar e também de sofrer quando a dor é forte.
Mas o que nos torna mesmo humanos, é a nossa capacidade de amar, de sermos amados, seja por nossos pais, filhos, amigos ou por aquelas pessoas que entram sorrateiras e se instalam em nossos corações, fazendo com que percamos nosso eixo, nossa direção.
Assim a vida funciona. É assim que o mundo gira e evolui.
Nada acontece por acaso, tudo tem seu objetivo na construção de alguma coisa, mesmo que seja apenas na nossa própria construção. Algumas situações, que por vezes achamos difíceis de suportar, acabam nos servindo de degrau para mais um passo na lei da vida: evolução.
Triste daquele que não perdoa, que não ama, que guarda rancores... Triste daquele que não faz todo o seu possível para consertar seus erros... Triste daquele que não se exaure na busca de corrigir suas falhas...
Estes jamais alcançarão a felicidade, pois nossas vidas não devem jamais ser trancadas em cofres seguros.
Nossa vida nos é dada para que a dividamos com os outros. E é nesta divisão que crescemos, nos tornamos melhores.
Quando a dor surge é nos braços dos que nos amam que encontramos força, segurança e carinho para que não desistamos de prosseguir. Sem alguém que nos mostre que somos bons, amados e especiais ficamos à deriva, sem norte. E não nascemos pra ser barco naufragado...
Nascemos pra ser bela estrela guia que orienta e mostra o caminho àqueles que se acham perdidos.
Este é o objetivo da vida: ora guiar; ora ser guiado.
Não existe felicidade maior que ser guiado com carinho e com amor quando achamos que estamos naufragando. Sentir o abraço forte, o sorriso de ânimo, o olhar de quem se importa com a gente, a palavra que faz toda a diferença. Só quem já precisou e teve este acalanto pode saber o quanto essas coisas salvam, o quanto nos fazem sentir que valemos a pena.
Posso escrever mil folhas aqui e sei que jamais conseguirei expressar o quanto meus amigos fizeram a diferença entre sentar e chorar ou levantar a cabeça e prosseguir adiante.
Entre me entregar a uma dor ou voltar a sorrir...
Felizes e iluminados aqueles que, como eu, possuem amigos sinceros e amados.

Nenhum comentário: